"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma espécie de Silly Season


O Sócrates demitiu-se, o Paulo Futre foi efémero! De repente, aqueles dias de agitação foram interrompidos por uma calma aparente. Passa-se pelos blogues com créditos e referências firmadas, aqueles que seguem um bocado a sua linha de orientação, as guide lines, pelas manchetes da imprensa, e nota-se uma fase algo desinteressante, insipiente. Dá a impressão, que a "silly season" chegou mais cedo. Agora anda tudo histérico devido ao fenómeno do "rating", por via das agências... Devem ser preocupações com a "coning"!

segunda-feira, 28 de março de 2011

O crime compensa!


"Banqueiro: aquele que empresta o dinheiro dos outros e guarda os juros para si"
(John Garland Pollar - Político)

"Ser banqueiro é uma carreira da qual ninguém se restabelece completamente"
(John Kenneth Galbraith - Economista)
  

Na semana que passou, não houve apenas super-jackpot do euromilhões para Chaves. Na  modesta casa de Armando Vara, também se comemorou um prémio de indemnização de 562 mil euros, que uma instituição bancária resolveu atribuir (talvez por considerar justo) ao seu antigo administrador. Este abandonou o cargo por alegado envolvimento por corrupção, no caso Face Oculta. Este mesmo banco, que uma agência de "rating" considerou, hoje, junk = lixo!

quinta-feira, 24 de março de 2011

A demissão de José Sócrates


Sócrates demitiu-se, o Governo caiu (embora se mantenha de uma forma provisória) e... avançamos para eleições em Maio ou Junho! E entretanto? Entretanto os mercados contraem-se e revoltam-se, os juros sobem ainda mais em flecha, o sufoco aumenta com o apertar das medidas de austeridade, a figura espectral do FMI ganha maior dimensão, expressão ou relevo! Bom... para já é manter a calma e frieza necessárias, não entrando em histerismos colectivos. Não nos podemos deixar dominar pela dúvida e pela incerteza. Mas, confesso que estou bastante céptico e pessimista quanto ao futuro a curto e a médio prazo em Portugal. Se este Governo já não era solução para o País, fico assustado quando surge uma hipótese bastante concreta de ver um neo-liberal sedento, no poder, tendo como rapaz de companhia um demagogo e populista inflamado.
Ontem, no discurso de demissão de José Sócrates, achei pouco elegante o primeiro-ministro tentar desresponsabilizar-se da crise política, ao apontar o dedo ao principal partido da oposição, como sendo o (uníco) agente que desencadeou a mesma. E quem originou essa mesma crise política? Sócrates e o seu Governo. Claro que, com a anuência e a conivência do PSD! São co-réus por incompetência e irresponsabilidade, co-réus pelo o actual estado da nação. Mas as verdadeiras origens da actual crise (não só política), remontam aos tempos em que a CEE (actual UE) abriu as torneiras dos fundos comunitários, e esses mesmos fundos foram geridos por uma incompetência atroz e contínua. Quando as torneiras deixaram de pingar dinheiro e os buracos se começaram a destapar... Eis a crise em todo o seu esplendor! Nos sucessivos governos, uns ignoraram-na por estupidez e por falta de sentido de responsabilidade, outros tentaram abafá-la por conveniências, outros ainda, evitavam-na com medo, por não terem coragem nem possuirem inteligência para a enfrentar. Todos recorrendo a expedientes e a malabarismos pouco claros, até que a acentuaram e a agravaram. Usaram-na, servindo-se dela como se servindo duma prostituta, largando-a depois como herança para os próximos. Depois, houve quem ainda quisesse remediar a coisa e, para tapar as crateras da incompetência, da ignorância e da corrupção, nos brindasse com mais medidas impopulares, planos de austeridade, PEC´s!... Agora, só nos resta mesmo recorrer a outro tipo de fundos. E pagá-los bem com o corpinho!

Olé!!!


Depois de Portugal, a próxima vítima da crise que alastra na UE, será a Espanha?...

Citações do Dia (47) e (48)

"O menos mau dos governos é aquele que se mostra menos, que se sente menos e que se paga menos caro"

Alfred de Vigny
França
[1797-1863]
Escritor 
 



"O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis"


Voltaire, pseud. de François-Marie Arouet
França
[1694-1778]

Filósofo/Escritor/Poeta/Dramaturgo/Historiador

segunda-feira, 21 de março de 2011

Rogers Waters em Lisboa


Hoje e amanhã, Rogers Waters vai celebrar connosco o 30º aniversário da edição do carismático álbum "The Wall", dos Pink Floyd. Os dois concertos de Lisboa já se encontram esgotadíssimos há algum tempo. Deixo-vos uma amostra daquilo que, eu e todos os que adquiriram tão desejado "bilhetinho", vamos poder assistir, num espectáculo dividido em 2 actos e com a duração total de três (garantidamente magníficas) horas!... Fotogaleria da digressão norte-americana: [BLITZ]

Citação do Dia (44)

"A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas"

Friedrich Wilhelm Nietzsche
Alemanha
[1844-1900]
Filósofo

domingo, 20 de março de 2011

A intervenção militar na Líbia


Escusado será dizer que, sábio seria experimentar todos os caminhos antes de chegar às armas! Mas, com o passar das horas, a indecisão de uns quanto à forma de intervir na Líbia, estava a custar a vida a civis inocentes e algo de muito urgente tinha de ser feito... A intervenção militar na Líbia, comandada pelos Estados Unidos da América e tendo como co-responsáveis alguns paises membros da NATO, não é a melhor solução! Há ainda um pormenor relevante e lamentável: O seu ok foi dado por Barack Obama, um Nobel da Paz. Neste momento, apenas se espera que os EUA (e outros que para lá hão-de ir) não transformem a Líbia noutro Iraque ou noutro Afeganistão. Em relação a nós, portugueses, como somos cidadãos de brandos costumes e não queremos que as relações entre José Sócrates e Khadafi sejam afectadas, não dispensamos qualquer espécie de contributo.

Citação do Dia (43)

"Olho por olho, e o mundo acabará cego"

Mohandas Karamchand Gandhi
Índia
[1869-1948]
Lider Espiritual

sábado, 19 de março de 2011

Os demagogos inflamados


A propósito do 24º Congresso dos "centristas": Há indivíduos que, a discursar, dão a sensação que foram afectados por um episódio de amnésia profundo... ou mais grave, o Alzheimer apareceu-lhes de uma forma precoce!

Aviso aos Manifestantes!


-Chiuuuu!!! Não protestem que os "Mercados" podem ouvir e assustam-se!

outras Citações

" A sociedade está despida de conteúdos ideológicos"

Carvalho da Silva
(17/03/2011)
Sociólogo/líder da CGTP-IN

quinta-feira, 17 de março de 2011

Khadafi pede ajuda ao amigo José Sócrates


O ditador líbio deu uma entrevista exclusiva à RTP, considerando Portugal um "aliado".

Citação do Dia (41)

"A paz não é um estado primitivo paradisíaco, nem uma forma de convivência regulada pelo acordo. A paz é algo que não conhecemos, que apenas buscamos e imaginamos. A paz é um ideal"

Herman Hesse
Alemanha
[1877-1962]
Escritor
 
 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Os Boys demitem-se dos jobs


Enquanto flutuamos à deriva pelo admirável mundo dos PEC´s, graças a este Governo, enquanto Sócrates nos tenta chantagear a todos (em esforço, num último fôlego ou suspiro), dizendo que bate com a porta se o PEC IV for chumbado, mas provavelmente a fazer figas para que não seja  mesmo aprovado, para se livrar de nós,  que por reflexo ficaremos à mercê dos próximos que aí vêm, que não são, nem de perto nem de longe, melhores que estes governantes com a chancela do PS... Enquanto isto, há outros que se antecipam à crise política e batem já com a porta, deixando cair o job, renunciando à comissão choruda, mas em prol de uma certa paz e ainda em condições para desfrutar da reforma dourada. Será o primeiro de muitos boys... [jornal Público]     

Citação do Dia (40)

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"

Antoine de Saint-Exupéry
França
[1900-1944]
Escritor/Aviador

terça-feira, 15 de março de 2011

And life goes on!


-Blá, blá, blá, blá...

Cínico! O discurso de José Sócrates a justificar a eutanásia ao Estado Social com a introdução do PEC IV e consequentes medidas de austeridade, que têm precisamente o efeito contrário em relação ao que foi anunciado e ao que os portugueses desejam.

Citação do Dia (39)

"O despotismo perpetua a ignorância e a ignorância perpetua o despotismo"

Anne Robert Jacques Turgot
França
[1727-1781]
Economista/Politico

domingo, 13 de março de 2011

O dia seguinte ao Sobressalto Cívico

"E o Povo, pá?"

As condições estavam reunidas: A nação está à rasca, a Manifestação estava marcada e com sinais de uma adesão forte e relevante. Uns dias antes, na tomada de posse, Cavaco Silva tinha feito um discurso de circunstância, calculista e altamente estratégico, devido à conjuntura. A cereja no topo do bolo foi o anúncio do PEC IV, no dia anterior ao dia do protesto, com os seus ingredientes a revelarem a chacina que este Governo está a fazer ao Estado Social e a acentuar ainda mais a dependência a Bruxelas - tudo o que é decidido em relação ao país são os outros que decidem e este Governo limita-se a obedecer (o FMI nem precisa de cá vir)…
Tudo a postos, a malta compareceu em massa e juntou-se para confraternizar, berraram-se umas palavras de ordem, cantaram e tocaram umas músicas de reportório "interventivo". No caso de Lisboa, desceu-se a Avenida num ritmo a raiar o carnavalesco polvilhado de episódios de alguma imaturidade e desembocou-se no Rossio e… então e agora, pá??? (Se calhar ainda é cedo para perguntar).

sábado, 12 de março de 2011

O Sobressalto Cívico


[imagem retirada do blogue ProtestoGráfico]


Hoje é um dia importante para os portugueses, para o País. Há forças ocultas que tendem a relativizar a manifestação de protesto marcada para hoje, às 15:00, espalhada um pouco por todo o país. Mas o que é certo, é que essas mesmas forças ocultas têm medo da manifestação, receiam que esta contribua para os fazer cair do poleiro!
As pessoas vão sair à rua e eu espero que aproveitem bem o facto de atravessarmos uma conjuntura bastante desfavorável e altamente negativa, que aproveitem as melodias de embalo que os Deolinda, os Homens da Luta e outros, nos oferecem e que cada um faça uma reflexão e consiga perceber que não podemos continuar de costas voltados uns para os outros, lutando sózinhos contra as adversidades, que percebam que a união faz a força e o povo (o "povinho" como alguns apelidam num tom abominavelmente desprezível) é quem mais ordena!
Sobretudo, desejo que esta manifestação prime pela diferença e que origine a mudança! Senão, corre o risco de ser apenas mais um protesto que irá fazer parte das estatísticas... E, daqui as uns tempos, estar-se-á a organizar outro, talvez com o dobro ou o triplo da angústia e do descontentamento, com os participantes potencialmente mais precários e ainda mais à rasca! Hoje, que seja o primeiro dia do resto das nossas vidas e um dia de esperança para gerações vindouras.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Michael Cunningham em Lisboa


Michael Cunningham passou pela capital para promover o seu mais recente livro, By Nightfall, e participar numa conferência intitulada "Found in Translation", na Faculdade de Letras de Lisboa.

Cavaco Silva toma posse como PR


O prolongamento do Entrudo

Citação do Dia (38)

"A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano"


Voltaire, pseud. de François-Marie Arouet
França
[1694-1778]
Filósofo/Escritor/Poeta/Dramaturgo/Historiador

sábado, 5 de março de 2011

Desculpem a minha rigidez de pensamento!

Brolin & Bardem

Esta "acção" decorreu na cerimónia da entrega dos Óscars de 2011, vista por milhões de espectadores. Mas afinal o que é isto?! É um sinal que demonstra a evolução dos tempos? A modernidade ou o progresso? É arte? É publicidade a um filme novo? Uma aposta? Uma cedência a um lobi?...
Chamem-me conservador, careta, retrógrado, quadrado, etc., mas isto para mim não é nada! Estes dois, embaraçam o próprio sexo!  

O contra-protesto



Parece que o dr. Mário Soares está preocupadíssimo com aquilo que possa ser desencadeado pela massa de gente que vai aderir à manifestação de protesto no dia 12 de Março. Soares classifica os promotores do evento de pessoas  "perigosas", "anti-democráticas" e "niilistas"...
Eu espero que os manifestantes não pisem a bandeira nacional!

Citação do Dia (37)

"Todas as revoluções modernas contribuíram para o fortalecimento do Estado"

Albert Camus
França
[1913-1960]
Escritor/Novelista/Ensaísta/Compositor/Filósofo

sexta-feira, 4 de março de 2011

Insurge-te!



5, 12, 19... Não, não são os números do Euromilhões!

Curto e grosso (na mouche!)

Recupero para este post um [editorial do Jornal de Negócios assinado por Pedro Santos Guerreiro], no passado dia 1 de Março. Acho que vale a pena ler esta reflexão, pois ela traça bem  a espécie de pingue-pongue a que este país está sujeito, entre Sócrates e Pedro Passos Coelho. Se o actual primeiro-ministro falhou e o seu Governo fracassou, e, por orgulho ou teimosia ou ainda por outro sentimento ou ressentimento quaisquer, se mantém agarrado ao poder, já Passos Coelho rejubila a cada mau êxito do seu adversário, salivando pela rápida ascensão à cadeira de Sócrates e dando sinais de indiferença perante a lenta agonia do país. O que interessa não são as necessidades urgentes deste mesmo país, mas sim a guerra pelo poder, o que cada um pode lucrar no plano político ou pessoal. Com Pedro Passos Coelho e o PSD no poder, corremos o risco, por incrível que pareça, de ficarmos numa situação ainda mais debilitada e precária. O pior de tudo é que os indicadores confirmam, quase em absoluto, que será ele o próximo primeiro-ministro de Portugal! Se o for, desejo que ele seja muito forte, que não ceda a pressões, a interesses, a lobis, a chantagens, a corrupções, etc. Mas não sei se isso lhe interessará!  

Citação do Dia (36)

"É um argumento dos aristocratas, esse dos crimes que uma revolução implica. Eles esquecem-se sempre dos que se cometiam em silêncio antes da revolução"

Stendhal
França
[1783-1842]
Escritor

quinta-feira, 3 de março de 2011

Depois dos Óscars


Natalie Portman

Já li/ouvi falar bem e mal do filme Cisne Preto. Confesso que não vi... Mas, mais que as críticas boas ou menos boas, fica aqui a homenagem a esta bela imagem que é um monumento à Mulher.

Derby Lisboeta (meia final da Taça da Liga)


Foi um derby intenso e bem disputado, onde dois clubes, cada um à sua maneira, tentavam salvar a época. No caso do Benfica sejamos realistas, não estou a ver o FC Porto a perder  pontos suficientes e a entregar o campeonato para o clube da Luz. Na Liga Europa, as águias até possuem uma bela equipa para ombrearem com outros grandes europeus, mas também será bastante difícil conquistar o caneco. A Taça de Portugal já foram eliminados, portanto, resta a Taça da Liga, onde os encarnados estarão na final pela terceira vez consecutiva. Ao Sporting só restava mesmo salvar uma época (que foi um  absoluto desastre) num jogo, nesta competição. Foi um digno adversário do Benfica, chegou a sonhar, mas, ultimamente os derradeiros minutos têm sido fatais para o clube do Campo Grande. Mas foi um bom espectáculo, bastante emotivo e o tempo muito bem empregue para quem assistiu.

Citação do Dia (35)

" Tudo quanto sei com maior certeza sobre a moral e as obrigações dos homens devo-o ao futebol"

Albert Camus
França
[1913-1960]
Escritor/Novelista/Ensaísta/Compositor/Filósofo

terça-feira, 1 de março de 2011

Algo de diferente, ou tudo na mesma ou pior?!


Depois do dia 12...

Julian Assange/WikiLeaks/Portugal


Portugal (inevitavelmente e naturalmente) contemplado pelo WikiLeaks. Aguardam-se novos capítulos, enquanto Assange é extraditado para a Suécia...

Citação do Dia (33)

"A arte faz a vida, o interesse, a importância; não conheço nenhum substituto que tenha a força e a beleza deste processo"

Henry James
Americano/Inglês
[1843-1916]
Escritor