"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um novo ciclo, novos PEC´s?

Passos Coelho, com o programa do Governo (dado a conhecer há escassos dias), já está a ir mais além do que o programa da troika o exigia. Hoje, decidiu apresentar mais algumas medidas extraordinárias em cima desse mesmo programa de governo. Porque é que não anunciou estes impostos antes, na campanha para as eleições, por exemplo?

Nuno Gomes, o Benfica, Jorge Jesus: Triângulo Amoroso



Nuno Gomes não é o Inzaghi, mas, ainda era mais útil ao Benfica no banco, que Mantorras e Kardec juntos, a jogar. Nuno Gomes podia transmitir a mística benfiquista... Mas afinal, o que é isso da mística do Benfica? Nuno Gomes saiu do Benfica porque Jorge Jesus não o quis lá... E ao que parece, e segundo palavras do ex-capitão do Benfica, quando Jorge Jesus não quer, Luís Filipe Vieira e Rui Costa "não são capazes de exercer influência" sobre o treinador. Parece que Jorge Jesus é um homem de "convicções fortes", ou vê preto ou vê branco, nunca o cinzento. De repente, comecei a percorrer o plantel do Benfica, desde que Jesus chegou ao clube, e, tento procurar (algo desesperado) um jogador que tenha sido contratado pelo Benfica, com a chancela do treinador, e que tenha tido sucesso e ainda se mantenha no clube. Só encontro Gaitán. Ajudem-me, só estou mesmo a ver o argentino! Mas não vale a pena agora estar aqui a enumerar os jogadores que Jorge Jesus já dispensou e que chegaram com o seu aval total. Mas valerá a pena acrescentar que, se não lhe puserem um travão, o "mestre da táctica" continuará a nivelar por baixo, como é do seu apanágio.

Citação do Dia (84)

"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste."

Antoine de Saint-Exupéry
França
[1900 // 1944]
Escritor/Aviador

terça-feira, 28 de junho de 2011

Diga lá "tlinta e tlês"!

Já são conhecidos os secretários de Estado para os onze ministérios. O que impressiona mesmo, não é a qualidade (nem é isso que está em questão) mas, a quantidade dos mesmos. São 33, que tomam posse hoje, + 2 (já empossados), dezassete dos quais independentes (iremos avaliar futuramente se este pormenor fará a diferença, e que tipo de diferença), muitas caras desconhecidas para a maioria de nós. O único que sobressai um pouco mais deste grupo é Daniel Campelo, o deputado do queijo Limiano. O número elevado de secretários de Estado talvez se justifique devido à existência de super-ministérios. O novo Executivo liderado por Passos Coelho, terá um total de 47 membros. Deixá-los trabalhar!

Citação do Dia (83)

"Nunca cedas excepto a convicções de honra e bom senso."

Winston Churchill
Inglaterra
[1874 // 1965]
Político


domingo, 26 de junho de 2011

UE = reciclatório


Grécia: humilhada e reciclada ou prestes a dar início a uma revolução na Europa?...

Pergunta pertinente


Na crónica  "Ensaio", Bruno Faria Lopes lança uma questão bastante importante ( em redor da moeda única) para o nosso Governo fazer uma reflexão profunda e séria, urgente, a curto prazo! No jornal [i], deste fim-de-semana.

Citação do Dia (82)

"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele."

Gustave Flaubert
França
[1821 // 1880]
Escritor

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um quinteto só para as Finanças

O número de Ministérios foi reduzido, o número de ministros também. Mas, em contrapartida, a avaliar pela a equipa das Finanças, para além do ministro Vítor Gaspar, a quantidade de secretários de Estado aumenta significamente para quatro! A ver: Orçamento do Ministério das Finanças, Tesouro, Assuntos Fiscais, e Administração Pública. Que valha a pena, pelo rigor, transparência, idoneidade, etc.

Citação do Dia (81)

"A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar o porque não aconteceu."

Winston Churchill
Inglaterra
[1874 // 1965]
Político

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A "Presidenta" do Parlamento


Assunção Esteves foi uma óptima escolha para presidir à AR. Para já, é mulher, e depois, a avaliar pelos discursos dos representantes dos vários grupos parlamentares, reuniu um consenso "especial". Sentiu-se respeito e protecção em redor de Assunção Esteves, durante a sua tomada de posse. Ao ponto de me fazer recordar o lema dos mosqueteiros de Dumas: "Um por todos e todos por um!"

Citação do Dia (80)

"Algum dia, em qualquer parte, em qualquer lugar, indefectivelmente, encontrar-te-ás a ti mesmo e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga das tuas horas."

 Pablo Neruda
Chile
[1904 // 1973]
Poeta


segunda-feira, 20 de junho de 2011

post ao novo Governo


Como democrata que sou, ainda conservado em estado puro e bruto (e quero acreditar que a democracia ainda existe e não é uma palavra utilizada com leviandade), como Ser que sabe amnistiar (embora existam coisas que não dão para olvidar, e manter-me-ei atento), estou de boa vontade para oferecer o benefício da dúvida à maior parte deste Governo que agora vai começar a trabalhar. À outra parte do Governo, darei uma segunda oportunidade. Estou na disponibilidade de aceitar, suportar e tolerar, as imposições e os apelos a sacrifícios vindos daqueles que nos vão governar, apenas exigindo aos mesmos, que dêem o exemplo, sempre primeiro. Estou na disposição de trabalhar em conjunto com eles, na mudança, para bem do meu País. Todos a rumar no mesmo sentido, sem excepção! Não sou naif, mas, acredito ainda que existem políticos com princípios, honestos, sérios. 

domingo, 19 de junho de 2011

Uma imagem que vale mais que as palavras


Uma foto que foi publicada esta semana, captada durante uns motins em Vancouver, no Canadá. É uma imagem que dispensa legendas, mas não resisto a afirmar que esta fotografia é uma séria candidata ao WPP em 2012.

Citação do Dia (79)

"Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a acção é indispensável."

Victor Marie Hugo
França
[1802 // 1885]
Poeta, Escritor, Dramaturgo, Político


sábado, 18 de junho de 2011

Uma equipa de futebol

Já é conhecido o novo elenco governativo. 11 ministros, quatro dos quais independentes, muitos debutantes (incluíndo o primeiro-ministro), alguma juventude, sangue novo, e apenas duas mulheres. Mas muito mais importantes que os rostos serão certamente as suas políticas e as suas medidas, baseadas no programa de governo. Vamos ver se goleiam ou se levam goleada!

Citação do Dia (78)

"O orgulhoso prefere perder-se a perguntar qual é o seu caminho."

Winston Churchill
Inglaterra
[1874 // 1965]
Político


quinta-feira, 16 de junho de 2011

nojo cor-de-rosa

Não sou nada apologista do copy paste mas, a crónica de ontem do Hugo Gonçalves no jornal i, intitulada "Lixo Porco", merece ser copiada. É verdade que todos os dias somos bombardeados pela imprensa cor-de-rosa, que nos invade e incomoda, que entra sem pedir licença despejando merda a rodos que cheira tão mal como uma ETAR. Os responsáveis, são uns escroques , uns trastes oportunistas, exploradores das fraquezas e das desgraças alheias. Deviam pagar bem caro pela imundice e javardice que mandam publicar. O mais triste de tudo, é que se constata que esta imprensa escabrosa tem seguidores, fiéis pobrezinhos de espírito que, provavelmente, estão ávidos por esquecer os seus próprios problemas, e que alimentam o nojo cor-de-rosa. Se adicionarmos ainda a esta coisa, a deficiente programação televisiva, que é de vómitos, não existem nenhuns limites para o obsceno! Aqui fica, na íntegra, a crónica de Hugo Gonçalves no i:


"Lixo Porco"
"Por todo o país há esse lixo cheio de bactérias, despudor e mentira, comercializado em capas de revistas que gritam títulos imundos: "Sónia Brazão morte anunciada. Todos os pormenores do horror para sobreviver." Estas revistas defendem o direito ao jornalismo da emoção (?), como quem acena ao leitor com um acidente de carro na auto-estrada. E se o Cristiano Ronaldo passou, em algum momento da sua vida, nessa estrada, melhor ainda. Faz-se logo uma chamada de capa. Até o novo primeiro-ministro foi embrulhado neste papel colorido e mal cheiroso: "Ele comeu do lixo. Irmão com paralisia." O que estas publicações têm feito com a história da actriz Sónia Brazão, vítima de uma explosão, é tão pulha que causa náuseas. Nestas revistas, além da indecência, mente-se muito, exagera-se e explora-se a tragédia como quem vende farturas. Não se trata apenas da invasão da privacidade, trata-se de fazer da vida dos outros um produto sujo, muitas vezes ficcionado. Lixo, já se sabe, haverá sempre. Mas os responsáveis por estas revistas deviam pagar pelo lixo que produzem (e os jornalistas deviam meter a mão na cabeça, contestar ordens, dizer que não). Em Inglaterra, onde há tanto lixo mediático, quem mente paga bem. O "News of the World" já largou 100 mil libras por publicar fotos não autorizadas de Sienna Miller. Se vamos a um restaurante e a comida está estragada, reclamamos. Se compramos uma camisa e tem defeito, vamos trocar. Devíamos fazer o mesmo com este lixo de papel. Tanta árvore assassinada para produzir apenas, e tão só, merda cor-de-rosa."

Citação do Dia (77)

"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade."

Albert Einstein
Alemanha
[1879 // 1955]
Físico, Teoria da Relatividade

segunda-feira, 13 de junho de 2011

domingo, 12 de junho de 2011

Se beberes, a Morte conduz-te!


[mais info: ACA-M]

Mais uma pertinente campanha (a decorrer durante os Santos Populares) que visa sensibilizar e consciencializar os portugueses para que, se beberem não conduzam!

papeis invertidos


Who is the "pacman" after all?

Citação do Dia (75)

"O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver."

Friedrich Wilhelm Nietzsche
Alemanha
[1844 // 1900]
Filósofo

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Bloco de Esquerda


O Bloco de Esquerda também foi bastante castigado pelo eleitorado e talvez um pouco pela abstenção, nestas Legislativas 2011. Pela primeira vez na sua curta história, teve um retrocesso. Talvez sirva de lição ao seu líder, Francisco Louçã, para que este reflicta e veja se o partido tem viabilidade, ou se pelo contrário, o deixa ser absorvido por outra força política. Mas se Louçã quer que o Bloco sobreviva, talvez esteja na hora de pôr o seu lugar à disposição, de dar a liderança a alguém com capacidade e competência para fazer passar a mensagem. Alguém que deve ser menos radical, menos extremista e menos fundamentalista! O Bloco de Esquerda poderia transformar-se numa espécie de "Verdes" alemães, com outras preocupações, outros objectivos, e mesmo reformular alguns dos seus ideais.

Citação do Dia (73)

"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."

Miguel de Cervantes Saavedra
Espanha
[1547 // 1616]
Escritor

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rescaldo das Legislativas 2011

Não vou fazer grande referência a quem ganhou ou a quem perdeu. Vou antes tocar na abstenção, que foi bastante alta (cerca de 41%). Parece que os portugueses não entenderam ou não perceberam a importância destas eleições, e, não é o facto de se sentirem descrentes, de não se identificarem em relação à política ou aos políticos em geral, que serve de desculpa para se desesresponsabilizarem e divorciarem do país, demitindo-se de exercer o seu dever cívico. É devido a este tipo de posturas inconscientes, descontentes mas pouco actuantes ou interventivas, de ausência de "sobressalto cívico", que permitem que nos levem à ingovernabilidade. Quanto a Passos Coelho e ao seu futuro governo, deseja-se que não cause mais danos ou estragos a este País à beira do colapso. Quanto ao grande derrotado José Sócrates, finalmente os portugueses vêem-se livres desta personagem!

Citação do Dia (72)

"Um dia tudo será excelente, eis a nossa esperança; hoje tudo corre pelo melhor, eis a nossa ilusão"

Voltaire, pseud. de François-Marie Arouet
França
[1694 // 1778]
Filósofo/Escritor/Poeta/Dramaturgo/Historiador

sábado, 4 de junho de 2011

Céptico ou pessimista, mas creio que realista!


Se ainda existem cidadãos portugueses com um optimismo que ousa pensar que amanhã, depois de conhecido o vencedor das eleições legislativas, o país se vai levantar cheio de vigor, por obra e graça do eleito, desenganem-se, desiludam-se! Amanhã, apenas iremos votar para eleger alguém que, deixa ficar tudo na mesma e a tendência será o actual estado das coisas piorar ainda mais, levando-nos ao colapso, ou então, será alguém que vem tentar remediar a crise governando limitado e condicionado, e sobre muita pressão. Se o eleito for este, então terá de ter muito juizinho, guiar-se pelos princípios e pelas regras da democracia, não ceder a lobis, a interesses, a pressões, a chantagens e corrupções. O ideal seria não causar mais estragos e fazer um trabalho sério e honesto, permitindo que fossemos saindo, ainda que lentamente mas em passos firmes e seguros, desta agonia em que nos encontramos. Assim, prestaria um bom serviço ao país e aos seus concidadãos. O ideal seria também que, daqui a quatro anos, afirmássemos que valeu a pena... Amanhã, é um dia importante para o futuro do País! Façam um favor a vocês mesmos e vão votar!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O comunic@dor no Twitter!


Passados seis meses de ter iniciado este blogue, procuro outras vias de comunicação para divulgar o que vou escrevendo e publicando no mesmo. Crio uma extensão a uma rede social, ligando-o a uma página no Twitter: [http://twitter.com/#!/comunic_dor]
O complemento que faltava!

Que gaffe!


As coisas estão tão boas, tão boas, tão boas que, pelo que se entende, a segunda versão do Memorando de Entendimento da troika não foi dada a conhecer a Cavaco Silva!

Dia da Criança


Como uma Criança

Como uma criança antes de a ensinarem a ser grande,
Fui verdadeiro e leal ao que vi e ouvi.


Alberto Caeiro, in "Fragmentos"
[Heterónimo de Fernando Pessoa]



Citação do Dia (70)

"Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação"

Guy de Maupassant
França
[1850 // 1893]
Escritor