"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Telegrama a Villas-Boas


André-volta-tás-perdoado stop Tens-cadeira-de-sonho-à-tua-espera-desesperada-por-ti stop Eu-também stop Abramovich-vai-te-despachar stop Até-te-escrevo-prefácio-livro-como-prometido stop

Jorge Nuno

nota do autor: O Chelsea voltou ontem a perder com o Liverpool, André Villas-Boas que sempre disse que não era igual a Mourinho, está cada vez mais enfiado em maus lençois!... Mas o que é que isto interessa? Absolutamente nada! Apenas não resisti a lançar uma "provocaçãozinha"!

Até reconheço

O tipo é bom! É um político bastante experimentado, bem-falante, figurão que ginga bem nos meandros... É pena que canalize as suas portentosas qualidades num chinelo que resvala sempre para o escândalo, para a trafulhice, enfim, para coisas menos transparentes e para fundegos mais obscuros. Aquele Ministério da Defesa (no tempo de outro figurão que costuma andar por aí, e que, agora, se dedica a uma obra de cariz mais misericordioso) ainda é uma pedra no sapato do nosso diplomata-mor, ainda lhe dá água pela barba. Mas, acredito que não o faça corar de embaraço! [mais info: DN].

Citação do Dia (130)

"O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo."

Friedrich Wilhelm Nietzsche
Alemanha
[1844 // 1900]
Filósofo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades


(Sr. Ministro, podia ter optado por este modelo de Vespa para se abrigar das intempéries de Inverno.)

Pedro Mota Soares já não se contenta com a sua scooter. A Agência Nacional de Compras Públicas não tinha mais nada em stock para lhe dispensar senão um Audi topo de gama no valor aproximado de 86 mil euros, para as suas crescentes exigências profissionais. Que pena, era tão cool ver um ministro deslocar-se de vespa! Onde é que está a ética, sr. Ministro? Totalmente contraproducente à imagem que nos quis passar no início. Populista!

Citação do Dia (129)

"Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem."

Joaquim Maria Machado de Assis
Brasil
[1839 // 1908]
Escritor

domingo, 27 de novembro de 2011

Viva o Fado! Viva a nossa cultura!


( O Fado, pintura de José Malhoa, 1910)

O Fado foi reconhecido Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Não sei por anda o secretário de Estado da Cultura ou até o ministro da Educação, mas isto é mais um sinal positivo de que devemos continuar a apostar e a promover a nossa cultura e a nossa educação, não menosprezando a nossa identidade enquanto povo. O Fado continua a ser um motivo de orgulho para os portugueses em geral. Foi com esta música, cantada pela diva do Fado e em jeito de homenagem a Amália e aos portugueses, que António Costa convenceu o juri do comité: [ Estranha Forma De Vida].

SL Benfica - Sporting


1-0, chega! Continuamos a voar...

Citação do Dia (128)

"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele."

Gustave Flaubert
França
[1821 // 1880]
Escritor

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Esta Greve Geral


A Greve Geral de hoje (com o devido respeito pelos que aderiram), é inadequada, obsoleta mesmo, para os tempos que correm. As manifestações que a complementam, são meros fait-divers. Existem outras formas de protesto, como atitudes e posturas que se devem ter no dia-a-dia, sem necessitarem de agendamento, porque o desafio, afinal de contas, é diário! Não creio que a greve e as manifestações de hoje, tal como as que as precederam, influenciem os ideais deste Governo, e em particular a discussão do Orçamento de Estado. Apenas sei, que é bastante urgente endurecer a luta contra as injustiças em geral. Déjà vu!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A propósito do tempo e da chuva


  

Já dizia o slogan: "Porque recordar é viver"! Lamechices que servem de desculpa para quem não lhe apetece debruçar sobre assunto algum em concreto. Vai daí, inventa-se qualquer coisa! Não me apetece pensar muito... é segunda-feira, chove e... pronto, estamos em Novembro!*

*(tentativa de uma explicação mais ou menos lógica para a publicação do vídeo).

Citação do Dia (127)


"Quando o interesse diminui, com a memória ocorre o mesmo."
 
Johann Wolfgang von Goethe
Alemanha
[1749 // 1832]
Escritor, Cientista, Mestre de Poesia, Drama e Novela

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A culpa foi do relvado!


Portugal foi apurado no play-off de acesso para o Euro-2012, a ser disputado na Polónia-Ucrânia! Começemos pelo árbitro, alemão (é de desconfiar!), que teve dois erros em que prejudicou  a selecção nacional. Num lance em que um jogador bósnio corta a bola com a mão, dentro da sua área, e que nada foi assinalado, e depois, no segundo golo da Bósnia, em que o jogador surge claramente em fora-de-jogo. Foram dois lances que adiaram o nosso alívio e, naturalmente, prolongaram o sofrimento. Mas foi um jogo bonito, os jogadores portugueses tiveram bastante atitude e imenso carácter, como os verdadeiros vencedores! Cristiano Ronaldo mostrou neste jogo as suas credenciais de segundo melhor jogador do mundo. 6-2 chega até a ser um resultado normal, sustentado por aquilo que se passou dentro do campo e também por culpa do relvado. Desta vez não jogámos num quintal de batateiras! No fim, foi bonito ouvir aquelas pessoas que foram ao estádio entoarem o hino nacional juntamente com os jogadores.

Citação do Dia (126)

"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do carácter."

Carlos Drummond de Andrade
Brasil
[1902 // 1987]
Escritor/Poeta/Prosador

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Orçamento (In)Seguro

Ultrapassando a barreira do previsível, o Orçamento de Estado para 2012 foi aprovado na generalidade e na sua essência. Não seria de esperar nada em contrário à sua aprovação, visto que a maioria PSD/CDS, evidentemente, votaria a favor. Como também era de esperar, PCP, BE e PEV votaram contra. O PS, baseado nas últimas movimentações do seu líder parlamentar, absteve-se! Mas, e isto reflecte o período de atabalhoamento e atordoamento, a inexpressividade oposicionista medíocre, em que o partido e particularmente a sua representação parlamentar vivem mergulhados, tendo como timoneiro um (in)Seguro sem ideias nem soluções, que só sabe baralhar. O PS, como opositor ao Governo, está em comoção. O reflexo disso, foi hoje a sua abstenção no OE, não se querendo comprometer, ficando ali no "meínho". O mais comovente foi ouvir da boca de alguns deputados (e aqui não é de estranhar também, que sejam aqueles mais chegados ao anterior Governo de Sócrates) afirmarem que, por consciência votariam contra, mas que, por disciplina partidária, se abstiveram. Que "carneirada" tão estratega e tão anti-patriótica! Bom, e a partir de agora, caso pudessem existir dúvidas mais pertinentes ou resistentes acerca do que aí vem, nada os poderá deter.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ciau!... Arriverdeci!!


Merkel tinha pedido a sua cabeça, Berlusconi faz-lhe a vontade e vai demitir-se. Il Cavaliere já não tinha condições para governar. A falta de crédito também deve ter pesado!

Citação do Dia (125)

"Se nos é impossível permanecermos puros, não tentemos ser artistas."

Katherine Mansfield
Nova Zelândia
[1888 // 1923]
Escritora

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Há semanas assim!


Ainda por cima com uma greve dos Transportes pelo meio!

(António Costa é que tem razão: a semana devia ter apenas 4 dias).

domingo, 6 de novembro de 2011

Este País não é para novos!


Já todos nós percebemos há muito muito tempo que, Portugal é um país dado e habituado à emigração. Há já alguns anos que (quase) todos nós chegámos à conclusão de que este País não é para jovens! Jovens que procuram emprego...
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre, veio há dias reforçar essa ideia, aconselhando os jovens desempregados que devem sair da "zona de conforto" e emigrar!
Nas entrelinhas, está a fazer passar a mensagem de que o seu país é uma grande merda no que respeita ao emprego! Não deixa de ser verdade (o país está sobrelotado e não há emprego para todos), e eu, se fosse mais novo, também seguiria o conselho de Alexandre Mestre. Mas estas palavras, saídas da boca de um governante, seriam suficientes para convidar o próprio a sair da sua "zona de conforto"!

Citação do Dia (124)

"O príncipio da democracia é dar e receber; dar um e receber dez."

Mark Twain
Estados Unidos
[1835 // 1910]
Escritor/Autor/Humorista

sábado, 5 de novembro de 2011

A Europa de joelhos


Como já era de prever, a cimeira dos G-20 correu mal para a expectativas dos líderes dos países da UE. A Europa humilha-se estendendo a mão a pedir dinheiro, mas, os países emergentes não se comprometem a ajudar contribuindo com dinheiro para o FEEF, apenas disponibilizam aconselhamento. Paralelamente, Merkel e Sarkozy, pouco tolerantes a democracias, obrigaram o primeiro-ministro da Grécia, Georgios Papandreou, a recuar na ideia (que abalou e abanou a já debilitada Europa) de realizar um referendo para um novo plano de ajuda financeira ao país, e Papandreou, já depois do recuo e a posteriori de ter levado um voto de confiança do Parlamento, vai demitir-se do seu cargo. A Grécia avança para um governo de coligação provisório. Em Itália, acabou-se o "bunga bunga"! O FMI vai para lá para controlar ou fiscalizar as contas, trimestralmente. À Itália, (como em quase todo o resto da Europa) falta-lhe credibilidade! E o seu expoente máximo, a pessoa que mais tem contribuído para a ausência total dessa qualidade, tem sido o próprio primeiro-ministro Berlusconi. Dá quase vontade de acrescentar que, isto já não é uma questão de perda de soberania de cada um dos países que compõem a Zona Euro, mas antes o risco de perda da soberania da Europa!

Citação do Dia (123)

"Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela."

Niccolo Maquiavel
Itália
[1469 // 1527]
Filósofo/Escritor/Político

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Palestina na UNESCO


A admissão da Palestina à UNESCO promete fazer correr muita tinta. Os EUA, reféns de outros interesses contrários a esta adesão, já suspenderam o financiamento à agência da ONU, como forma de protesto e/ou retaliação. Na votação, Portugal absteve-se, dando indicadores de uma táctica cautelosa, para não ferir susceptibilidades (e também interesses). Recorde-se que Portugal vai este mês presidir ao Conselho de Segurança da ONU. Mas, interesses à parte, a Palestina dispôs dos votos necessários para a sua admissão, e tornou-se membro de pleno direito da UNESCO. Este resultado promete abrir um novo campo de batalha entre palestinianos e israelitas.

Jornalixo vs. Pornochachada


Eu não sei o que é mais degradante. Se a manchete sebosa deste pasquim, se o programa da TVI para atrasados mentais, apimentado com cenas escaldantes de sexo exibidas em horário nobre, e que, infelizmente, é visto por milhares de crianças e jovens, em alguns casos, com a conivência dos próprios pais. Serão os "Gordos" da SIC e estes "calhaus" com dois olhos do canal de Queluz, explorados e gozados, exemplos para os mais novos? Serão estes, dois bons exemplos de boa programação? Certamente que não, mas, que têm audiências, têm. Que os miúdos no seu dia-a-dia se referem aos protagonistas, referem!

Citação do Dia (122)

"Só há grupos onde existem fraquezas individuais."

António Lobo Antunes
Portugal
[n. 1942]
Escritor/Psiquiatra