"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

sábado, 31 de março de 2012

Dicas para governar


É um post de auto-ajuda para ministros, secretários de Estado e demais governantes que se dedicam de corpo e alma à causa de levar este país ingovernável para a frente (ou para trás - depende da perspectiva). Mas enfim, todos sabemos que a Política é um trapézio sem rede.


[Imagem retirada de: Free Your Mind and Think]

citação do dia (163)

"Os sonhos tornam-se realidade. Sem essa possibilidade, a natureza não nos incentivaria a tê-los."

John Updike
Estados Unidos da América
[1932 // 2009]
Escritor/Novelista/Crítico Literário

sexta-feira, 30 de março de 2012

EUA: Um país de contrastes


[Imagem retirada de: Free Your Mind and Think]

Os Estados Unidos da América é o país mais incoerente que eu conheço. Quer estar na vanguarda dos Direitos Humanos, mas depois, dentro do próprio país, existem Estados onde a pena de morte ainda não foi abolida. Têm (ainda) um Presidente agraciado com o Nobel da Paz, mas que apoia a guerra e as intervenções militares. Isto são apenas dois exemplos de contradição em que a super-potência vive mergulhada, mas ainda vai dando para governar o mundo. As eleições para a Presidência estão aí, os debates sucedem-se (money talks, bullshit walks) e é possível que a marioneta Obama seja reeleito!

citação do dia (162)

"É horrível assistir à agonia de uma esperança."

Simone de Beauvoir
França
[1908 // 1986]
Escritora/Feminista



quinta-feira, 29 de março de 2012

pequenos actos de camaradagem


[Imagem retirada de: Free Your Mind and Think]

O "Polvo" na Saúde estende-se em várias direcções. Começando no escândalo do designado "Rei das Farmácias", e acabando nestes favores que se percebem bem, fruto do longo historial obscuro das relações entre políticos e empresários, mas que me deixam... epá, já nem sei, se indignado ou se com alguns sinais de conformismo. No meio destes esquemas todos, salva-se a esmola da isenção de taxas moderadoras para quem prove "insuficiência económica". 

[mais info: Público]

citação do dia (161)

"O pior não é morrer. É não poder espantar as moscas."

Millôr Fernandes
Brasil
[1923 // 2012]
Escritor

domingo, 25 de março de 2012

O "Sistema" explicado por esquema



Será preciso fazer um desenho?

[Imagem retirada de: Free Your Mind and Think]

citação do dia (160)

"As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia."

Jorge Luis Borges
Argentina
[1899 // 1986]
Escritor

sábado, 24 de março de 2012

O autismo e a insensibilidade dum primeiro-ministro chamado Passos Coelho

"O Governo está a fazer uma revolução tranquila" - Passos Coelho no 34º congresso do PSD.


"Revolução tranquila" com austeridade, com precariedade, com controlo, com terror, com repressão, com intimidação, com prepotência - custe o que custar!

[mais info: Público]

citação do dia (159)

"O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir."

Adam Smith
Escócia
[1723 // 1790]
Economista

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais uma Greve Geral


Já aqui tenho defendido que existem outras formas de nos insurgirmos e lutarmos contra a precariedade e a austeridade impostas por este Governo de ditadura ardilosa e engenhosa. No dia a dia (com acções, atitudes, posturas e comportamentos) pode-se fazer a diferença! Sem que isso implique a subtracção de milhões de euros aos contribuintes, fruto das greves gerais.

citação do dia (158)

"Aqueles que tornam impossível uma revolução pacífica tornam inevítavel a revolução violenta."

John Fitzgerald Kennedy
Estados Unidos
[1917 // 1963]
Presidente norte-americano



terça-feira, 20 de março de 2012

Uma verdade inconveniente

"É preciso acabar com este massacre. É estúpido trabalhar cada vez mais, para produzir cada vez mais, para desperdiçar mais."

Serge Latouche (Economista e professor da Universidade de Paris XI) em entrevista ao jornal [Público]

segunda-feira, 19 de março de 2012

mulher da semana (3)


Dânia Neto... Só me ocorrem slogans: "O que é nacional é bom!" ou, "Consuma produtos nacionais!"

domingo, 18 de março de 2012

semaninha do País(inho) político em resumo

Foi uma semana política que não me empolgou especialmente. Ou também posso estar um bocado exausto da rotina "mais do mesmo". Mas penso que não houve assim nada de grande relevo... Se o facto de Cavaco Silva ter tido uma recepção de quarenta pessoas em Trás-os-Montes a aplaudi-lo, é relevante? Se o destroço político Santana Lopes ter ousado afirmar que seria uma possibilidade concorrer às Presidenciais, é algo excitante, ou algo anedótico! De Assunção Esteves ter feito uns ameaços de demissão porque nas comissões parlamentares ninguém se entende (e quando se trata de uma comissão de inquérito sobre um assunto de tanta delicadeza como o caso BPN.) mas, se isso não são fait-divers políticos? Se o facto de António Borges (um dos rostos do Compromisso Portugal) acumular cargos, é alguma proeza inédita?!? Se o facto do sec. de Estado da Energia Henrique Gomes ter batido com a porta, quando se propunha a fazer alguma coisa de positivo para o sector, por ter esbarrado no Lobby "Energético", não é algo de normal?... 
É o que temos, e, ou muito me engano ou iremos continuar assim por muitos e longos anos! Com outras personagens é certo, mas os filmes são sempre os mesmos.



citação do dia (157)

"Quem não quer pensar, é fanático; quem não pode pensar, idiota; quem não ousa pensar, um cobarde."

Francis Bacon
Inglaterra
[1561 // 1626]
Filósofo, Ensaísta, Politico

quinta-feira, 15 de março de 2012

A sociedade

O povo vai sobrevivendo da maneira que pode ao jugo de uma ditadura encapotada, mas já muito mal disfarçada. A sociedade vive perseguida, aterrorizada, por este regime democrático putrefacto, semeado por governos anteriores, sobretudo pelo de Sócrates, e propagado por Passos Coelho, Miguel Relvas e Vítor Gaspar. O homem/mulher deita-se a pensar se, amanhã, ao acordar, ainda manterá o seu posto de trabalho. Emprego ou trabalho, só para "compadres", que se vão protegendo e agarrando uns aos outros por detrás de códigos de conduta muito semelhantes aos dos mafiosos. E o que é isso da meritocracia?
A soberania do país está gravemente hipotecada, à mercê dos ditames da União Europeia e de um sistema bastante enraizado, mas como as evidências o vão provando, é um sistema doente, vicioso e obsoleto! Só não cai, porque a "máfia" não deixa. Como poderiam eles permitir que a fonte que lhes enche os bolsos secasse? Enquanto isso, novos escravos vão nascendo. Reproduzindo-se, proliferando.

citação do dia (156)

"Todos os sistemas são empreendimentos do sistema contra si mesmo."

Paul Ambroise Valery
França
[1871 // 1945]
Poeta/Ensaísta/Crítico


segunda-feira, 12 de março de 2012

mulher da semana (2)

 Angelina Jolie... para combater a seca!

citação do dia (155)

"Na declaração dos direitos do homem esqueceram-se de incluir o direito a contradizer-se."

Charles Baudelaire
França
[1821 // 1867]
Poeta/Escritor/Crítico

sábado, 10 de março de 2012

José Sócrates


(clique na imagem para ampliá-la)

Numa altura que os julgamentos dos casos Face Oculta e Freeport estão na ordem do dia e que o nome de Sócrates tem vindo à baila diariamente (seja na guerra Sócrates-Cavaco-Sócrates promovida por alguns lacaios do anterior Governo, seja por outras notícias) deixo-vos aqui uma sugestão de leitura e pesquisa para o fim-de-semana. É um extracto bancário da empresa MEDES HOLDINGS LLC pertencente ao tio "Julião" e à mãe do "engenheiro". Uns depósitos nas Ilhas Caimão, um paraíso fiscal, portanto. José Sócrates é que não se deixa ver. Não está preso, nem a ser julgado (como o antigo primeiro-ministro islandês, por ter levado o país à bancarrota). Continua a passear-se por aí, embora nas sombras, a usufruir da liberdade como se de um cidadão exemplar se tratasse!

citação do dia (154)

"As repúblicas acabam pelo luxo; as monarquias, pela pobreza."

Baron de la Brede et de Montesquieu
França
[1689 // 1755]
Filósofo/Jurista

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


Um post em honra às Mulheres. Escolhi a Mónica Bellucci para ilustrá-lo... poderia ter escolhido outra. Mas a Bellucci é molto bella! Tenciono uma vez por semana, a partir de agora, dedicar post´s às mulheres, escolhendo semanalmente um modelo e escrevendo umas palavras sobre o tema...

«Podes não ser o primeiro, o último ou até mesmo o único. Ela amou antes e poderá voltar a amar. Mas se ela te ama agora, que mais importa? Ela não é perfeita - tu também não és, e os dois poderão nunca ser perfeitos juntos... mas se ela te consegue fazer rir, fazer pensar duas vezes e admitir que és humano e que cometes erros, agarra-a e dá-lhe o máximo que conseguires. Ela poderá não pensar em ti a cada segundo do dia, mas dar-te-á uma parte dela que sabe que poderás quebrar - o coração. Por isso, não a magoes, não a mudes, não analises e não esperes mais do que ela poderá dar. Sorri quando ela te fizer feliz, diz-lhe quando ela te puser furioso e sente a falta dela quando ela não estiver.»

Bob Marley

quarta-feira, 7 de março de 2012

Absurda pintelhice!



Desde já vou avisando que sou totalmente contra o desaparecimento de quaisquer dos feriados que o Governo elimine. Mas, a acontecer, se for benéfico para a nação, feriado x ou y tanto me faz!
Nem me passaria pela cabeça estar a abrir uma guerra contra quem quer que fosse, discutindo qual feriado seria mais ou menos importante para os portugueses... Se formos por aí, qualquer dia temos um referendo nesse sentido!
Mas há políticos que dedicam o seu precioso tempo a este tipo de miudezas, a causas perdidas. Saltam do meio da penumbra em que se encontram, e com os seus arautos de moralidade defendem "PINTELHIMETRICAMENTE" o feriado que mais lhe convém. Como não têm nada de útil para acrescentar à sociedade, senão vacuidade, inventam manifestos para salvar a honra dum feriado, evocando, entre outras parvoíces, a desonra que será para a nação se o mesmo não for religiosamente gozado. É o caso de Ribeiro e Castro que apresentou um manifesto para defender a manutenção do feriado do 1º de Dezembro (feriado da Independência). No texto do referido documento, há uma frase que vem transcrita num artigo do jornal Público, e que me chamou a atenção: 
"Acabar com o feriado do 1º de Dezembro seria atacar da pior forma a independência de Portugal". Até porque, "quando alguns falam de que Portugal caiu numa situação de "protectorado" e o endividamento diminui a liberdade de decisão é o tempo de celebrar, exaltar e fortalecer a vontade e o brio da independência nacional".
Absurdo! Isto é política para tótós! Senhor Dr. Ribeiro e Castro, Portugal começou a perder a sua debilitada independência, quando entrou para a CEE. Continuou a perdê-la, assim que aderiu à moeda única. E agora perdeu a independência na totalidade, a sua soberania, ao pedir ajuda financeira ao FMI! E quem foram os verdadeiros responsáveis pelo estado das coisas? Você quer celebrar o quê? Deixe-se de retóricas!


[mais info: Público]

citação do dia (153)

"Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade."

John Fitzgerald Kennedy
Estados Unidos
[1917 // 1963]
Presidente norte-americano

segunda-feira, 5 de março de 2012

O "novo" Público


Jornal Público
Ano XXIII nº 8001
{Edição de Aniversário}

Primeiras impressões: Mais moderno, atraente, e a qualidade jornalística mantém-se... Só um reparo: Vou sentir a falta do P2 diáriamente. Mas, parabéns por mais um aniversário e pela inovação!

[mais info: Público]

quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa de ajuda alimentar para a Coreia do Norte


O legado que Kim Jong-Il deixou ao seu filho sucessor nos destinos da Coreia do Norte, foi precisamente um povo faminto e um país praticamente abandonado de qualquer ajuda externa. Como comer urânio não dá muito jeito, a Coreia do Norte suspendeu o enriquecimento de urânio e ensaios nucleares em troca de ajuda alimentar. Para que é que serve a Guerra?

[mais info: Público]

Enquanto na Síria...


Não há palavras para classificar a posição ou a postura da comunidade internacional (em especial das Nações Unidas) de meros observadores e telespectadores das contínuas atrocidades de Bashar al-Assad ao povo da Síria. É vergonhosa, escandalosa, desesperante a falta de acção ou de reacção aos crimes do ditador sírio!

E o S. Pedro ouviu Assunção Cristas


Hoje chove... Até quando?