"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cavaco Silva


Cavaco Silva não dá mais do que aquilo a que já nos habituou. Por vezes, interrogo-me se a sua falta de reacção, será por estratégia ou se por incapacidade... Inclino-me mais para esta última! Nesta longa fase de grande perturbação político-social que atravessamos, o Presidente da República, nos momentos que devia dar a cara pelo país esconde-se por trás de um cómodo silêncio, não participando activamente, não intervindo, e se tem alguma opinião sobre o que se vai passando no país, que é possível que tenha, apenas deve emiti-la num círculo muito privado ou restrito. Eu até já me esqueci da expressão "magistratura actuante", que proferiu quando, infelizmente para nós, foi reeleito Presidente. Cavaco Silva prefere comunicar em redes sociais, onde decerto terá bastantes adolescentes a lerem as banalidades que escreve, ou então, ir a festas populares na província ou a inaugurações patetas, onde almoça ou janta à conta do povoado.
Só para dar um exemplo, no caso particular da Madeira, da sua situação calamitosa originada pelo buraco financeiro provocado pela gestão ruinosa de Alberto João Jardim, as dívidas já eram escondidas desde 1990! A partir daí, as auditorias feitas pelo Tribunal de Contas apontavam para um défice a subir em flecha, informando a quem de direito. O PGR e o próprio Cavaco Silva já tinham conhecimento destas derrapagens há alguns anos, e não se percebe porque é que não agiram e não foram feitas intervenções à medida, que se impunham. Foi preciso a troika chegar para se descobrir publicamente a situação e decretar a austeridade!

Sem comentários: