"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A pseudo-manif

Nos últimos dias ouvi uns zunzuns, correu uma boataria que dentro das redes sociais se estava a organizar uma mega-manifestação contra o Governo, quiçá, embalados pela melodia dos Deolinda, impulsionados e inflamados pelos recentes acontecimentos no Egipto. Curioso, resolvi dar uma volta por alguns sítios e pelo meio ia-me questionando: porquê agora? Ok, nesta altura do campeonato, qualquer momento é óptimo para nos manifestarmos ou fazermos uma revolução. Mas, nada me pareceu estranho ou invulgar... Mais do mesmo, a calmaria dos (nossos) brandos costumes!
Ainda há relativamente pouco tempo houve uma manifestação que impressionou pelo número de participantes, mas que aparentemente nada mudou. Antes pelo contrário, Sócrates e o seu séquito ministerial desceram o bastão da austeridade em cima de nós. A cada hora que passa as coisas pioram ainda mais.
Enfim, somos um país de opinion-makers, onde eu me incluo, que se desfaz em teorias, que esmiúça até à exaustão, estrebucha de indignação, que cria burocracias até naquilo que especula! A prática, com resultados práticos e eficazes, fica sempre adiada, esquecida pelo tempo que se perdeu na teorização e com o medo de se arriscar.

Sem comentários: