"Nem todos estão à vontade com a ideia de que a política é um vício. Mas é. Eles são viciados e mentem e enganam e roubam como fazem todos os junkies." - Hunter Stockton Thompson

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Isaltino Morais preso


[Imagem retirada do blogue We Have Kaos In The Garden]

Confesso que a minha adrenalina dispara quando estes "graúdos", que andaram uma série de anos a fugir à Justiça, são caçados e vão dentro como qualquer cidadão comum que cometa um crime punível de prisão. A justiça tarda mas sempre vai aparecendo, e "eles" vão caíndo. E dá-me gozo assistir a estas quedas!

Citação do Dia (113)

"Os grandes artistas são aqueles que impõem à humanidade a sua ilusão particular."

Guy de Maupassant
França
[1850 // 1893]
Escritor

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pink Floyd total


Nas bancas, especial e exclusivo para coleccionadores (só para "sócios"!). [Blitz]

Citação do Dia (112)

"Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve."

Ernest Hemingway
Estados Unidos
[1899 // 1961]
Escritor

sábado, 24 de setembro de 2011

Palestina: Um novo Estado?


To Be or Not To Be?...

Manif anti-Papa na Alemanha


O Papa foi alvo de muitos protestos e de muita contestação, na sua visita à pátria-mãe.

Citação do Dia (111)

"Uma nação não nasce de uma ideia nobre, embora esteja preparada para provar a sua nobreza em qualquer conjectura adversa aos seus direitos de justiça."

Agustina Bessa-Luís
Portugal
[n. 1922]
Escritora

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cavaco Silva


Cavaco Silva não dá mais do que aquilo a que já nos habituou. Por vezes, interrogo-me se a sua falta de reacção, será por estratégia ou se por incapacidade... Inclino-me mais para esta última! Nesta longa fase de grande perturbação político-social que atravessamos, o Presidente da República, nos momentos que devia dar a cara pelo país esconde-se por trás de um cómodo silêncio, não participando activamente, não intervindo, e se tem alguma opinião sobre o que se vai passando no país, que é possível que tenha, apenas deve emiti-la num círculo muito privado ou restrito. Eu até já me esqueci da expressão "magistratura actuante", que proferiu quando, infelizmente para nós, foi reeleito Presidente. Cavaco Silva prefere comunicar em redes sociais, onde decerto terá bastantes adolescentes a lerem as banalidades que escreve, ou então, ir a festas populares na província ou a inaugurações patetas, onde almoça ou janta à conta do povoado.
Só para dar um exemplo, no caso particular da Madeira, da sua situação calamitosa originada pelo buraco financeiro provocado pela gestão ruinosa de Alberto João Jardim, as dívidas já eram escondidas desde 1990! A partir daí, as auditorias feitas pelo Tribunal de Contas apontavam para um défice a subir em flecha, informando a quem de direito. O PGR e o próprio Cavaco Silva já tinham conhecimento destas derrapagens há alguns anos, e não se percebe porque é que não agiram e não foram feitas intervenções à medida, que se impunham. Foi preciso a troika chegar para se descobrir publicamente a situação e decretar a austeridade!

Citação do Dia (110)

"É melhor liderar a partir da rectaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança."

Nelson Mandela
África do Sul
[n. 1918]
Estadista

sábado, 17 de setembro de 2011

Madeira: a "grécia" de Portugal!


Apesar de estar em aflições devido ao buraco financeiro da Madeira, exclusivamente por irresponsabilidade sua na gestão dos dinheiros e, apesar de ter feito um apelo desesperado para que Passos Coelho o ajude, Alberto João Jardim, não perde uma oportunidade para atacar os políticos do continente. Nos seus discursos, sucessivamente carregados de frustrante e falhada retórica e propaganda política gasta (indicadas para tótós e papalvos), o presidente do Governo Regional da Madeira, para além da sua habitual falta de humildade, não esconde a sua permanente mania obsessiva de que é perseguido por altas esferas continentais. A ansiedade e o desespero, de quem pressente que já ultrapassou o princípio do seu próprio fim, toldam-lhe a pouca tranquilidade que possui, espicaçando e potenciando ainda mais a sua vertente impulsiva e o seu ódio ao continente, tantas vezes evidenciados. Já numa fase de delírio, que faz lembrar um doente de Alzheimer, afirma que "a Madeira é rica!". (Só se for em bananas.) A "Besta" está ferida de morte, em lenta agonia.

Não ficção!


Destaque para o lançamento da obra literária do jornalista angolano Rafael Marques, um perseguido do regime imposto pelo presidente de Angola José Eduardo dos Santos. O livro denuncia a industria diamantífera e a corrupção naquele país de África, entre outros temas. [Mais info: Jornal de Negócios].

Citação do Dia (109)

"A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis; mas a que se corrompe a ela própria."


Louis de Bonald
França
[1754 // 1840]
Escritor

domingo, 11 de setembro de 2011

A outra face do 11 de Setembro

Souvenirs árabes

Os dez anos do 9/11

fotografia de Kate Weisberger

[clique em cima da imagem para ampliá-la]


2001 - 2011


Comemoram-se hoje dez anos sobre os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono (não esquecendo um quarto avião que se despenhou numa zona rural da Pensilvânia). Nesse dia, encontrava-me em casa, e lembro-me que, ao princípio dessa tarde recebi um telefonema de uma amiga que me disse para ligar a televisão. Quando comecei a visionar as imagens não queria acreditar, as Torres Gémeas ardiam e aquilo mais parecia um cenário hollywoodesco. Mas, com o passar dos minutos fui-me convencendo de que se tratava de um atentado terrorista, o maior da história da América. Nada ficou como dantes!  O mundo ocidental ficou com terror suficiente em relação a hipotéticas réplicas de ataques terroristas como estes, e devido a isso, com a paranóia da segurança. O medo e a desconfiança instalaram-se entre  as pessoas, e, por vezes, vive-se em angústia, ansiedade ou depressão. A resposta dos EUA perante estes crimes, foi a que tinha de ser dada, na altura. Se resolveu a questão? O terrorismo tem muitas metástases, fruto de algumas nações que emergem com o seu ódio político, religioso e racial, contra o Ocidente, e contra os EUA em particular. Essas mesmas nações, têm no seu povo, desesperado e pobre e ignorante e com um enorme fundamentalismo religioso, o seu braço armado. Infelizmente, enquanto existirem senhores da guerra para patrocinarem e fornecerem armamento, haverá guerra e atentados terroristas. Depois, há ainda a política externa dos EUA que não será a mais adequada em relação ao Médio Oriente, onde existem pressões de várias ordens - o que é realmente importante fica para segundo plano em detrimento do interessante. (O Nobel da Paz) Barack Obama vai perdendo a força, o carisma e até a admiração, devido às cedências perante os poderosos lobbys. E com sucessivos adiamentos, com situações conflituosas mal resolvidas e com a falta de transparência, vão-se perdendo mais vidas.

sábado, 10 de setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Resquícios do Nazismo


Enquanto o governo de Merkel prepara um plano para salvar os bancos alemães que estão à mercê da dívida grega, o compatriota Guenther Oettinger, comissário europeu para a Energia, lança umas farpas defendendo que, os países incumpridores com défice orçamental excessivo, devem ter a bandeira a meia haste como forma de penalização (e identificação, quiça!)... [mais info: Jornal de Negócios].
Nestas infelizes declarações (que nada de positivo acrecentam, apenas criam ainda mais desconfianças), notam-se os tiques nervosinhos de quem possui alguns ideais nazis nos genes. Só faltaria mesmo, aos cidadãos desses países prevaricadores, andarem com fardas do holocausto! E para países que cometeram genocídio em larga escala?! Não hasteiam as bandeiras?

Citação do Dia (107)

"Lamentar o passado, ter esperança no futuro e nunca estar satisfeito com o presente, é isto que tenho passado a minha vida a fazer."

Piotr Ilitch Tchaikovsky
Rússia
[1840 // 1893]
Compositor

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Troika para a alimentação!


O bastonário da Ordem dos Médicos, sugeriu ao Ministro da Saúde que se taxasse o lixo alimentar, ou seja, o fast food ou o junk food. A taxa serviria para ajudar a financiar o SNS. Concordo inteiramente, é uma excelente ideia! O número de casos de obesidade infantil e na adolescência é flagrante e caótico - não para de aumentar! Paulo Macedo devia articular-se com o seu colega das finanças, Vítor Gaspar, que anda com a "mão quente" para a criação de novos impostos.

Citação do Dia (106)

"O homem come; apenas o homem inteligente sabe comer."

Jean-Anthelme Brillat-Savarin
França
[1755 // 1826]
Escritor

sábado, 3 de setembro de 2011

Socorro, acudam-me!!!


[Imagem retirada do blogue We Have Kaos In The Garden]

Alberto João Jardim enviou a Passos Coelho uma carta a pedir auxílio para que a Madeira seja intervencionada à semelhança do pacote de ajuda a que Portugal Continental foi submetido, através da troika. O líder madeirense pede aos responsáveis do Governo que lhe enviem um plano (urgente) de austeridade para combater o buraco financeiro em que a Madeira se encontra, fruto da megalomania, dos excessos e dos luxos do presidente do Governo Regional da Madeira, ao longo dos trinta e três anos da sua liderança. Jardim, que tantas vezes criticou o desgoverno do "contenente", na altura do governo PS, pede agora aos amigos continentais que façam o favor de pagar, por via de mais impostos, o buraco colossal de 500 Milhões de euros derivado da sua incompetência e do seu desgoverno!

Citação do Dia (105)

"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."

Jean Jacques Rousseau
França
[1712 // 1778]
Filósofo, Escritor

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Temos menino temos!

Um jogador de futebol profissional deve estar sempre pronto para, em determinados momentos da sua carreira, ganhar a titularidade ou perdê-la. Ricardo Carvalho abandonou o estágio da Selecção em vésperas de um importante embate a disputar-se no Chipre, e depois de ter conhecimento de que não iria ser titular. Amuou e não teve uma reacção de um verdadeiro profissional. Quando soube que iria sentar o rabinho no banco, perdeu a humildade!

Citação do Dia (104)

"Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver."

Martin Luther King
Estados Unidos
[1929 // 1968]
Pastor norte-americano / Prémio Nobel / Activista Defesa Direitos Humanos